Como Ficar Menos Tempo no Celular / Internet? Acabe com o Vício

Como Ficar Menos Tempo no Celular / Internet? Acabe com o Vício

Como ficar menos tempo no celular e na internet? Se você acessa redes sociais, provavelmente você já foi dar aquela olhadinha nas notificações, pensando em ficar 5 minutinhos e depois de um tempão, se dá conta que ficou muito mais do que desejava, e nem lembra mais o que tinha ido fazer, isso quando não sai e lembra que tinha que ter visto outra coisa. Quem nunca fez isso?

Sejamos honestos, você também já perdeu muito tempo no seu celular com coisas inúteis e sem sentido pleno, desde todos os seus aplicativos de mídias sociais, até todos aqueles jogos sem sentido, a pergunta que fica é, até que ponto essa foi só uma distração momentânea ou se essa distração é recorrente e realmente está atrapalhando o seu dia a dia?

Hoje o texto é para te dar dicas práticas e mudanças de mindset (mudança de mente), para acabar de vez com esse vício de celular e consequentemente, fazer você se tornar uma pessoa um pouco mais produtiva e melhor.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR PARA FICAR MENOS TEMPO NO CELULAR

A primeira coisa e que mais imediatamente pode te ajudar, se você se sente incomodado com a quantidade de horas que você passa com seu celular na mão, são alguns Apps,  como o Appblock, que bloqueia por um período de tempo, tudo aquilo que te vicia e que te faz ficar improdutivo.

Eles são basicamente, ferramentas que travam seu acesso a esses Apps, que te distraem tanto, então podemos por exemplo, travar todas as mídias sociais por duas horas, e por duas horas você vai ter todo acesso ao celular, menos às redes sociais e gosto de comparar isso a quando alguém precisa emagrecer.

Quando uma pessoas precisa emagrecer, a primeira atitude que essa pessoa poderia fazer, é não deixar nenhuma tentação ao redor dela, ou seja doar ou jogar fora, tudo aquilo que é muito calórico, ficar longe das tentações, é uma das melhores soluções de curto prazo.

BLOQUEIE TODAS AS NOTIFICAÇÕES DE APLICATIVOS DO SEU CELULAR

Uma dica que talvez seja ainda mais poderosa que a primeira, que é a de bloquear diretamente todas as notificações dos aplicativos, e eu não digo silenciar o celular ou silenciar alguns dos aplicativos, eu digo bloquear todas as notificações.

Pense nisso, na época que o celular servia apenas para ligações, ninguém ficava viciado nele, o que acontece, é que hoje e com a ajuda das notificações, um novo hábito se formou.

Quando aparece uma notificação do seu celular, seu cérebro aciona um sistema, que deixa com muita vontade de pegar o celular, você não resiste à tentação, o pega e é compensado por curtidas e comentários.

Isso acontece com praticamente qualquer aplicativo, é muito difícil não ceder à tentação de pegar o celular quando você vê ou ouve uma notificação chegando, o hábito já está formado na sua cabeça e os aplicativos e redes sociais sabem muito bem como funciona o loop da formação de um hábito e as usam contra você.

Bloquear as notificações, têm um papel de cortar esse loop e fazer com que esse ato não tenha mais poder sobre você.

Pronto, com essas duas dicas sendo aplicadas na sua vida, com convicção, que a sua dependência de olhar seu celular a cada cinco minutos vai diminuir muito, e com o tempo praticamente parar mesmo, mas mesmo assim, ainda existe um outro hábito, que é a sua vontade de estar conectado com todas as outras pessoas, usando celular como uma fonte de fuga do tédio, e isso vai continuar acontecendo, e agora o que fazer?

Veja Também: Como Escolher a Roupa de Acordo com seu Estilo

Voltando a se falar sobre emagrecimento como exemplo, podemos até ficar longe de todos os doces e frituras por um tempo, mas no longo prazo, só conseguimos continuar magros se mudarmos nossos hábitos alimentares, da mesma forma funciona para as distrações no celular, precisamos alterar nossos hábitos.

TREINE SEU CÉREBRO COM ANCORAGEM E MUDE OS HÁBITOS AO USAR O CELULAR

Uma das formas de mudar seus hábitos no celular, é de treinar seu cérebro para ancoragem.

E o que é isso? Nesse caso, ancoragem é uma forma de você treinar seu cérebro, para que ele faça determinada ação em um único e determinado local.

Por exemplo, eu uso o sofá apenas para ler e não para dormir, uso a cama para dormir e não para tomar café e uso minha mesa para tomar café e não para fazer vídeos, que são feitos na escrivaninha.

Então, se você está estudando na sua escrivaninha, deixe o seu celular no outro lado do cômodo, o deixar desligado é ainda melhor e toda vez que você precisar mexer, você sai da sua mesa e vai lá.

Isso vai treinar seu cérebro para estudar no local e se entreter no outro.

Se você trabalha, a mesma coisa, só mexa no celular depois de almoçar, num local bem longe da sua mesa.

Aproveite e use essa tática em conjunto com a técnica pomodoro, e acredito ser a melhor tática, para focar em um trabalho.

COMO DEIXAR UM HÁBITO ADQUIRIDO AO USAR O CELULAR?

Então, a ancoragem é essa técnica explicada acima, para treinar o cérebro, mas existe uma última dica que é mais eficiente a longo prazo, que é de largar esse hábito, aliás não há como largar um hábito, mas sim trocar esse hábito com outro.

Vamos voltar ao ciclo do hábito. É muito difícil parar de fazer ele, porque ele já está instaurado no seu cérebro, é por isso que é tão difícil parar de fumar, beber ou outro vício, porque para você parar de fazer isso, você tem que trocar esse vício por uma outra coisa. Na minha infância eu jogava muito videogame e computador, já ganhei até alguns no plural mesmo, campeonatos de Counter Strike e Warcraft, passava noites inteiras acordado jogando, o que me fez parar 100% com isso, foi ter acordado para a vida.

Junto disso, ter começado a fazer outras coisas, como estudar para o vestibular e estudar inglês, nessa época ainda não sabia do livro o poder do hábito, mas mesmo sem saber, o segui de forma correta e é aqui que as pessoas me perguntam, mas como você conseguiu parar de fazer algo tão legal como jogar, para poder estudar, que é chato pra caramba e eu sei, que muita coisa que nós fazemos são coisas que não gostamos, é inevitável. Mas a tática é óbvia, sempre quando estiver assim, pare tudo que você estiver fazendo e pense com você mesmo. Se você precisa fazer, faça o mais rápido que possa e faça pensando no seu sonho, o objetivo de longo prazo, que pode ser passar em uma faculdade boa, viajar, crescer na empresa, ter tempo para curtir a vida, é o seu objetivo, você o define e tenho certeza que é algo prazeroso.

E se mesmo com essas dicas, acontecer de você acabar se pegando distraído, percebendo que você está deixando coisas para depois, volte pra este vídeo e comece tudo de novo.

Ninguém disse que ia ser fácil, só disse que é possível.

E um último aviso. Tem muita gente que continua falando que o celular e as mídias sociais, são os grandes vilões da produtividade, ou que as redes sociais estão fazendo mal para a sociedade, que estão prejudicando o aprendizado dos jovens e o trabalho dos adultos.

Essa afirmação, é um erro, todas as maiores invenções da história, desde o fogo,  passando pela lâmpada, o avião, a energia nuclear e chegando na internet, todas elas podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal, quem decide isso é a pessoa que a usa, no caso você.

Seu celular estava sem nada, quando você o pegou pela primeira vez, nós escolhemos quais aplicativos fomos baixar, quais amigos e páginas vão aparecer no nosso feed, ou seja, tudo aquilo que seguimos, que nos inscrevemos e curtimos, comentamos e  compartilhamos, é o que vai continuar aparecendo para nós, então, o problema não está no Youtube, Facebook, WhatsApp ou qualquer outro lugar, o problema está nas pessoas que não conseguem usar essas redes sociais de uma forma saudável.

Então, se seu filho se encontra abarrotado de bobeiras e coisas inúteis, é o seu dever mudar isso, todos os grandes Apps e jogos, funcionam a partir de algoritmos, que indicam aquilo que você mais gosta e que vão fazer de tudo para você ficar viciado, pois é o seu tempo na plataforma, que decide o quanto de dinheiro que eles ganham, então nada que aparece lá é por acaso.

Da mesma forma, que você precisa cuidar da sua vida, comece a cuidar também da sua tela, pense conscientemente sobre cada aplicativo que você vai instalar, em cada página que você vai curtir, compartilhar e comentar, tenha consciência das suas próprias ações,  essa é com certeza a melhor dica que posso te dar.

Deixe um comentário