10 Dicas – Como Ter uma Alimentação Saudável e Equilibrada

10 Dicas – Como Ter uma Alimentação Saudável e Equilibrada

10 Dicas – Alimentação Saudável e Equilibrada

O Brasil do arroz com feijão está mudando, as refeições caseiras e preparadas com alimentos frescos, como aquelas do tempo das vovós, tem perdido espaço na mesa nacional.

O brasileiro têm consumido cada vez mais, comida pronta e produtos ultra processados, que contribuem para o avanço de doenças crônicas e principalmente, a obesidade.

Hoje no Brasil, metade dos adultos está acima do peso ideal e 17% são obesos.

Os hábitos alimentares do brasileiro, preocupam os órgãos de saúde, que recomendam mudanças no estilo de vida, na forma de se alimentar e até um maior envolvimento no ato de cozinhar.

Veja agora, os 10 passos para uma alimentação saudável e equilibrada

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA

1 – Faça dos alimentos frescos, a base da sua alimentação, essa é a regra de ouro, os alimentos in natura, são mais balanceados e contém mais nutrientes

2 – Use com moderação, óleos, gorduras, sal e açúcar, esses ingredientes em pequenas quantidades, deixam a comida mais saborosa, sem desbalancear o teor nutricional

3 – Limite o consumo dos alimentos processados, use-os como parte de uma refeição  baseada em alimentos frescos, a indústria adiciona sal ou açúcar em grandes quantidades para aumentar a durabilidade desses produtos.

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4 – Evite os alimentos ultra processados, que são ricos em gorduras ou açúcares e tem alto teor de sódio, além de aditivos e pouca fibra, esses alimentos favorecem o ganho de peso e o surgimento de várias doenças.

5 – Coma com regularidade e com atenção e sempre que possível, faça refeições em companhia, isso ajuda a desenvolver relações e é mais prazeroso, além de evitar que se coma rapidamente.

6 – Faça suas compras em locais que ofereçam variedade de alimentos frescos, como feiras de produtores, prefira verduras, legumes e frutas da época, produzidos na região.

7 – Valorize o ato de cozinhar e partilhe as suas habilidades culinárias, especialmente com as crianças e os jovens.

Se ainda não sabe cozinhar, procure aprender, cozinhar sua própria comida faz bem.

8 – Organize o seu tempo para dar à alimentação, o espaço que ela merece em sua vida. Crie uma rotina, planeje as compras, organize a dispensa e faça o cardápio da semana. É importante que toda a família se envolva neste processo e ajude no preparo das refeições.

9 – Quando for comer fora, dê preferência a locais que servem comidas feitas na hora,  mesmo na rua é possível se alimentar de forma equilibrada e variada. Evite as redes de fast food.

10 – Seja crítico em relação à publicidade sobre alimentos, a função da propaganda é vender e não informar ou educar o consumidor.

Estimule as crianças e jovens a terem uma alimentação saudável e equilibrada, e quanto mais cedo forem ensinadas, mais fácil terão o hábito adquirido e em consequência, poderão ter uma saúde melhor e com maior qualidade de vida.

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