Quais os Sintomas do Diabetes? Você Deve Fazer Exame?

Quais os Sintomas do Diabetes? Você Deve Fazer Exame?

Estima-se que de 4 a 8% da população brasileira tenha a doença, sendo que muitos não sabem disso e não sabem quais os sintomas do diabetes. Para auxiliar àqueles que procuram mais informações sobre o assunto, seguem abaixo, maiores detalhes.

Você conhece alguém que tem diabetes?

Você sabe se você tem essa doença?

Então preste atenção, porque é disso que tratará este artigo. 

O diabetes é uma doença crônica em que a capacidade do corpo de utilizar o açúcar que está no sangue, chamado glicose, está prejudicada e não utilizando a glicose, a taxa desse açúcar no sangue aumenta e por isso que o diabetes é popularmente conhecido como o excesso de açúcar no sangue.

Para se ter uma idéia de como esse tema é importante, estima-se que 4 a 8% da população tenha diabetes, ou seja, cerca de 13 milhões de brasileiros são afetados pela doença, e o pior, quase metade deles não sabe do diagnóstico, por isso a primeira coisa que você deve saber é, quais são os sintomas do diabetes?

SINTOMAS DO DIABETES MAIS CARACTERÍSTICOS

Os sintomas do diabetes mais comuns são:

– muita sede 

– muita urina 

– embaçamento da visão 

Outros sintomas menos comuns, mas que também podem acontecer, principalmente em crianças e adolescentes que são acometidos por um tipo de diabetes conhecido como tipo 1 são:

– perda de peso 

– náuseas 

– vômitos

– dor abdominal em casos mais graves 

Agora, é importante dizer que para ter estes sintomas, o diabetes geralmente já precisa estar descompensado, porque na maioria dos casos as pessoas não apresentam nenhum sintoma e esse é o grande perigo, porque grande parte das pessoas não dá a devida importância para procurar ajuda e começar logo o tratamento.

Se nada for feito, o excesso de açúcar no sangue vai pouco a pouco prejudicando vários órgãos, por exemplo: no coração e no cérebro o diabetes aumenta a chance de infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), que são as principais causas de morte no Brasil.

Nos rins, o diabetes é a principal causa de insuficiência renal. A doença, que faz a pessoa precisar fazer hemodiálise e em alguns casos até transplante renal.

Nas mãos e nos pés, o diabetes causa problemas nos nervos, diminuindo a sensibilidade das extremidades e nas pernas essa redução da sensibilidade junto com a má circulação pode também levar à formação de machucados que vão formando feridas maiores, difíceis de cicatrizar e podendo levar até à necessidade de amputação do pé ou de parte da perna.

Nos olhos, o diabetes causa prejuízo a diversas estruturas, inclusive a retina, podendo levar à cegueira, isso sem falar em outros problemas que o diabetes pode causar, como disfunção erétil, problemas auditivos e até o risco aumentado de alguns tipos de câncer’.

Mas a boa notícia, é que o tratamento adequado que consegue reduzir a concentração da glicose no sangue, para níveis próximos do normal, reduz não só o aparecimento dos sintomas, mas de todas as complicações citadas acima, e esses danos aos órgãos geralmente são danos permanentes, muito difíceis de voltarem ao normal, mesmod’d com o tratamento adequado.

Agora se você já tem diabetes e tem alguma dessas complicações em grau avançado, não desanime, controlar a doença vale a pena, porque pode evitar que os problemas piorem.

COMO SABER SE TENHO DIABETES?

Você deve fazer um exame de sangue para saber se você tem diabetes. 

Os exames de sangue para o diagnóstico são, a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada.

Só para você ter uma idéia, de acordo com a sociedade brasileira de diabetes, se a sua glicemia de jejum, for maior ou igual a 126 miligramas por decilitro, ou a sua hemoglobina glicada for maior ou igual do que 6,5%, isto é diabetes.

Em alguns casos muito sintomáticos, é possível fazer o diagnóstico com apenas um exame muito alterado.

A QUEM ESTÁ RECOMENDADO FAZER OS EXAMES DE DIABETES?

Se você tem acima de 45 anos, está acima do peso, tem um parente de primeiro grau que têm diabetes, ou têm pressão alta, colesterol alto, é sedentário ou no caso das mulheres, têm síndrome dos ovários policísticos, então você deve fazer esse exame.

Existe um outro grupo que é preciso destacar, que são as mulheres que tiveram diabetes na gestação. Se você teve diabetes gestacional, aquele que começou durante a gestação, então você também tem um risco aumentado de ter diabetes, mesmo que a sua glicose tenha voltado a valores normais depois da gravidez.

Se você não está em nenhum desses grupos, procure o seu médico para que ele avalie se é indicado fazer o exame no seu caso e se você tiver o diagnóstico de diabetes, não deixe de procurar um médico, de preferência um endocrinologista, porque o tratamento precoce da doença, reduz não apenas o aparecimento dos sintomas, mas também de todas essas complicações comentadas acima.

VOCÊ SABE PORQUE O DIABETES RECEBEU ESTE NOME?

Desde o século segundo, quando começaram a perceber que a urina dos diabéticos era açucarada, depois disso vários relatos foram feitos de que existia açúcar na urina do diabético, pelo fato de ela trair formigas.

Mas foi apenas no século 17, que  um pesquisador experimentou a urina de um paciente diabético e constatou que ela era doce como mel.

Deixe um comentário